Temas como tomografia de resistividade elétrica e sistema solo-tubo serão abordados amanhã, em seminário on-line organizado pelo Departamento de Geofísica do IAG-USP
Temas como tomografia de resistividade elétrica e sistema solo-tubo serão abordados amanhã, em seminário on-line organizado pelo Departamento de Geofísica do IAG-USP
Agência FAPESP – O Departamento de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP) realiza amanhã (11/06) o seminário on-line “ERT and GPR Characterization from Soil Pipe System in Brazilian Tropical Soil”.
O evento discutirá o sistema solo-tubo na região de Candói, no Paraná. O crescimento no uso desse sistema resulta em instabilidade no terreno e na possibilidade de colapso do solo, que pode ser acelerado por fatores externos, como a sobrecarga de máquinas agrícolas e animais que circulam pelo local.
A apresentação se baseia em dados de pesquisa que utilizou Tomografia de Resistividade Elétrica e Radar de Penetração no Solo para obter uma caracterização 3D do sistema solo-tubo identificado em uma fazenda na região de Candói. Por meio desses dados foi possível estimar a cobertura do solo sobre a estrutura, a distribuição dos canais de subsuperfície e identificar potenciais porções com risco de colapsar.
O seminário é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia. Ele será transmitido às 16h30, pelo Youtube e Google Meet.
Mais informações: www.iag.usp.br/evento/seminario-jesus-ert-gpr-tropical-soil-pipe-system.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.