Professor José Goldemberg receberá a premiação em cerimônia no Espaço Sociocultural - Teatro CIEE, em São Paulo
Professor José Goldemberg receberá a premiação em cerimônia no Espaço Sociocultural - Teatro CIEE, em São Paulo
Agência FAPESP – O físico José Goldemberg, de 86 anos, receberá na quarta-feira (15/10) o 18º Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação – Ruy Mesquita, concedido anualmente a uma personalidade com contribuição destacada ao ensino e ao avanço do conhecimento.
O prêmio é promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) em parceria com o jornal O Estado de S.Paulo. O homenageado é escolhido a partir de uma lista de nomes sugeridos num processo aberto, do qual participam conselheiros do Ciee, laureados em anos anteriores, pesquisadores e empresários.
Goldemberg foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (1975-1979), reitor da Universidade de São Paulo (1986-1990), ministro da Educação (1991-1992), secretário nacional do Meio Ambiente (1992) e secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (2002-2006). Em 2008 foi agraciado com o prêmio Planeta Azul, concedido pela fundação japonesa Asahi Glass a personalidades que se destacam em pesquisa e formulação de políticas públicas na área ambiental.
Atualmente, é professor do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP. Edições anteriores do Troféu Guerreiro da Educação reconheceram nomes como o do médico e pesquisador William Saad Hossne, do economista Antonio Delfim Netto, da antropóloga Ruth Cardoso, do cardiologista Adib Jatene, do tributarista Ives Gandra Martins e do zoólogo Paulo Vanzolini.
A cerimônia de premiação ocorrerá às 10h no Espaço Sociocultural – Teatro Ciee, que fica na Rua Tabapuã, 445, Itaim Bibi, São Paulo. É preciso confirmar presença. Informações em (11) 3040-6541 e (11) 3040-6542.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.