Revista feminina analisou a qualidade da obra de mais de 500 participantes e selecionou 15 concorrentes, nas categorias Ciências, Políticas Públicas, Cultura, Negócios e Trabalho Social, para premiar cinco mulheres de destaque em suas áreas de atuação
Revista feminina analisou a qualidade da obra de mais de 500 participantes e selecionou 15 concorrentes, nas categorias Ciências, Políticas Públicas, Cultura, Negócios e Trabalho Social, para premiar cinco mulheres de destaque em suas áreas de atuação
A equipe da revista feminina analisou a qualidade e o impacto da obra de mais de 500 mulheres e selecionou 15 concorrentes. Uma comissão de jurados, formada por uma rede de formadores de opinião, representantes de entidades governamentais e não-governamentais, e de fundações e universidades de todo o país, irá escolher cinco vencedoras, uma em cada categoria: Ciências, Políticas Públicas, Cultura, Negócios e Trabalho Social.
Serão considerados diferentes critérios para a escolha das vencedoras, por exemplo, candidatas que realizaram mudanças de peso na sociedade e ofereceram as soluções mais significativas em sua área de atuação, trabalhos mais criativos e se os resultados alcançados podem servir de modelo a outras iniciativas.
As concorrentes:
Ciências:
Magda Carneiro Sampaio - Médica especialista em imunologia aplicada à pediatria, apresentou no último Congresso da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência o trabalho de uma vacina para diarréia bacteriana, um problema que ainda mata milhares de crianças no Brasil.
Tatiana Deane de Abreu Sá - Agrônoma, integra um projeto de pesquisa da Embrapa que desenvolve, junto a comunidades locais, métodos menos nocivos à terra em substituição à queimada na Amazônia.
Vera Maria Lopes Ponçano - Primeira mulher a assumir a vice-presidência de uma instituição de metrologia internacional, a Cooperation on International Traceability in Analytical Chemistry (Citac), que assegura o controle de qualidade de itens como água e alimentos.
Políticas Públicas:
Edna Roland - Psicóloga, é uma das principais lideranças na luta contra o racismo no Brasil e no mundo. Ajudou a criar a organização Coletivo de Mulheres Negras, o Instituto Geledés da Mulher Negra e o Fala Preta!
Eloan Pinheiro - Uma das figuras mais inportantes na luta contra o HIV no Brasil. Na diretoria do Instituto de Tecnologia de Fármacos, o Far-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), fabricou genéricos, ameaçou quebrar patentes e lutou por preços justos.
Neusa Cadore - Prefeita de Pintadas (BA), mobilizou associações comunitárias, sindicatos, cooperativas e a Igreja Católica na formação da Rede Pintadas, que implementou projetos de geração de empregos e renda, abastecimento de água e qualificação profissional na região.
Cultura
Katia Lund - Dirigiu, junto com Fernando Meirelles, o filme Cidade de Deus. Criou a ONG Nós do Cinema, que ensina técnicas de produção e interpretação a jovens das favelas do Rio de Janeiro.
Naomi Munakata - A regente transformou a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo em uma das melhores do Brasil e referência internacional.
Tania Rösing - Professora de literatura, é a idealizadora e coordenadora das jornadas literárias que acontecem em Passo Fundo (RG), aproximando leitores e escritores renomados, por meio de cursos, debates e atividades culturais.
Trabalho Social
Creuza Maria Oliveira - Referência na luta contra o trabalho infantil e pelos direitos das trabalhadoras domésticas, é presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas e representante da Comissão Especial do Trabalho Infantil Doméstico.
Mara Régia Di Perna - Radialista e ambientalista, dirige o programa Natureza Viva. Transmitido pela Rádio Nacional da Amazônia, o programa leva às populações rurais e ribeirinhas informações sobre técnicas que evitam as queimadas e os incêndios florestais.
Maria Teresa Leal - Socióloga, criou a Cooperativa de Trabalho Artesanal e de Costura da Rocinha, que conta com o trabalho de 100 costureiras e artesãs e é hoje referência entre estilistas e designers.
Negócios:
Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues - Empresária, colocou a rede de lojas de artigos para casa e eletroeletrônicos Magazine Luiza no primeiro lugar do ranking da edição As 100 Melhores Empresas para se Trabalhar, da revista Exame.
Maria Beatriz Saldanha - Empresária e estilista de moda, montou a empresa Couro Vegetal da Amazônia, que utiliza couro vegetal fabricado por seringueiros e índios como alternativa ao couro animal.
Vânia Ferro - Ex-diretora da americana 3Com e atual diretora da Care Brasil, ONG internacional de combate à pobreza, é uma das primeiras mulheres a entrar para o seleto grupo de altos executivos de multinacionais no Brasil.
Mais informações: http://premioclaudia.abril.com.br/index.html.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.