Terceira etapa do ciclo de encontros organizado pelo ICTP-SAIFR terá como tema Comunicações Quânticas
Terceira etapa do ciclo de encontros organizado pelo ICTP-SAIFR terá como tema Comunicações Quânticas
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) promove amanhã (23/04), das 9h30 às 17h, a terceira etapa dos Encontros de Pesquisa em Tecnologias Quânticas (Research Group Meetings on Quantum Technologies).
O foco desta edição estará nas Comunicações Quânticas. A coordenação é da professora Bárbara Amaral e do professor Marcelo Martinelli, ambos do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP). As atividades integram as comemorações do Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica (IYQ 2025).
Nesta terceira reunião, especialistas vão apresentar e discutir as diversas iniciativas em curso no Brasil voltadas à implementação de redes quânticas de comunicação. Estas redes se destacam pela capacidade de garantir segurança de dados por meio da aplicação de princípios fundamentais da mecânica quântica – uma resposta aos riscos que os sistemas de criptografia clássicos enfrentam diante do avanço dos computadores quânticos, capazes de quebrar chaves criptográficas tradicionais.
O tema tem despertado interesse estratégico em escala global, motivando governos e empresas a investir na construção de redes quânticas seguras. No Brasil, o desenvolvimento dessas redes será pauta central da reunião, que é aberta ao público.
O evento será no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp), rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271 - Várzea da Barra Funda, São Paulo (SP). Interessados podem acompanhar presencialmente ou on-line.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.
Mais informações estão disponíveis no site www.ictp-saifr.org/quantum_technologies/, onde também é possível acessar as gravações das etapas anteriores, dedicadas à Computação Quântica e ao Sensoriamento Quântico.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.