Evento do Inpa, em Manaus, reunirá especialistas para verificar o estágio atual do conhecimento sobre os insetos e apontar novos rumos de investigação
Evento do Inpa, em Manaus, reunirá especialistas para verificar o estágio atual do conhecimento sobre os insetos e apontar novos rumos de investigação
Agência FAPESP – O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) realiza, pela primeira vez no Brasil, um encontro internacional com o intuito de verificar o estágio atual de conhecimento sobre vespas, além de buscar despertar vocações em estudantes e promover o intercâmbio entre as instituições do país e do exterior.
O Encontro Internacional sobre Vespas ocorrerá entre 1º e 5 de julho no Bosque da Ciência, situado no Campus I do Inpa, em Manaus. O prazo para envio de resumos é 30 de maio.
O evento é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas e conta com a parceria de Embrapa/Amazônia Ocidental, da Universidade Estadual Paulista de São José do Rio Preto, do Museu Paraense Emílio Goeldi, de Belém, e da Universidade Estadual de Feira de Santana.
“Esperamos ser capazes de avaliar em que nível estão os estudos com vespas em solo brasileiro e estimular o interesse dos estudantes locais por esses insetos que são muito importantes, inclusive como controladores biológicos de outros insetos; algumas vespas, por exemplo, caçam lagartas de borboletas que são nocivas às plantas”, disse Marcio Luiz de Oliveira, coordenador do evento.
Professores, pesquisadores, estudantes de graduação, mestrado e doutorado estão entre o público-alvo dos organizadores. Durante o encontro, haverá apresentações de trabalhos científicos, minicurso de taxonomia de vespas e excursão científica para observação e coleta de vespas da Reserva Florestal Adolpho Ducke, no km 26 da Estrada Manaus-Itacoatiara.
Entre os conferencistas estão os pesquisadores americanos James Carpenter, do Museu Americano de História Natural, e Robert L. Jeanne, da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos.
Mais informações: 1eiv.inpa.gov.br/index.php/en/home2
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.