Palestra será ministrada por Edmundo Werna, coordenador do Programa de Ação em Construção da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Dia 24 de julho, em São Paulo
Palestra será ministrada por Edmundo Werna, coordenador do Programa de Ação em Construção da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Dia 24 de julho, em São Paulo
Agência FAPESP – O coordenador do Programa de Ação em Construção da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Edmundo Werna, irá proferir a palestra “Empregos verdes na indústria da construção: desafios e oportunidades para conciliar geração de renda e conservação ambiental”, nesta quinta-feira (24/7), em São Paulo.
O evento é promovido pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), pela OIT e pelo Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS).
O objetivo é discutir os impactos sociais e econômicos que ocorrerão com a adoção de tecnologias sustentáveis em larga escala, com foco específico na geração de emprego e renda. Segundo Werna, os países precisam começar a se preparar para essas mudanças, cujos impactos ainda são desconhecidos e não necessariamente positivos.
“Se houver uma tendência de se construir prédios com sistema de ventilação natural, visando eliminar o ar-condicionado, as pessoas que trabalham nesse segmento poderão perder seus empregos. Então os governos precisarão pensar maneiras de dar proteção social a esses trabalhadores e de criar empregos em outros seguimentos para absorvê-los”, exemplifica Werna. Por outro lado, novas tecnologias exigirão treinamento de mão-de-obra e podem criar novas oportunidades de emprego.
Mais informações: www.poli.usp.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.