Dos Raios Cósmicos aos Aceleradores de Partículas
28 de junho de 2024

Simpósio reúne pesquisadores da área de Física de Altas Energias e toda a comunidade interessada, para olhar para o passado e planejar o futuro

Dos Raios Cósmicos aos Aceleradores de Partículas

28 de junho de 2024

Agência FAPESP – O Instituto de Física (IF) da Universidade de São Paulo (USP) sediará o simpósio “Dos Raios Cósmicos aos Aceleradores de Partículas” entre segunda (1º) e quarta-feira (03/07) da próxima semana, em São Paulo.

A proposta do simpósio é reunir pesquisadores da área de Física de Altas Energias e toda a comunidade interessada, para olhar para o passado e planejar o futuro.

O primeiro dia do evento será dedicado a tópicos que contemplam os três temas de celebração. A comemoração dos 100 anos de César Lattes, físico formado nos primórdios da USP, terá debates sobre o financiamento dos grandes experimentos internacionais de Física de Altas Energias e a celebração dos 70 anos da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern). Em destaque, a participação brasileira na história do centro de pesquisa, no contexto da recém-aprovada acessão do país ao status de membro associado da organização.

No segundo e terceiro dias, apresentações e mesas-redondas trarão um maior enfoque à história da Física de Altas Energias no Brasil, celebrando novamente as contribuições de César Lattes.

Além das mesas gerais, haverá também reuniões técnicas de grupos de pesquisa nas áreas de Física de Altas Energias e uma oficina direcionada a professores do ensino básico, em que se discutirá como apresentar as temáticas do simpósio para estudantes do ensino médio.

As atividades acontecerão a partir das 9 horas no Auditório Abrahão de Moraes do IF-USP, cujo endereço é rua do Matão, 1.371, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: https://indico.ifsc.usp.br/event/17/.