Encontro reúne 50 pensadores brasileiros, da poeta Adélia Prado ao cientista Victor Nussenzweig, para discutir estratégias para o futuro do país, de 16 a 18 de setembro, em Campos do Jordão (SP)
Encontro reúne 50 pensadores brasileiros, da poeta Adélia Prado ao cientista Victor Nussenzweig, para discutir estratégias para o futuro do país, de 16 a 18 de setembro, em Campos do Jordão (SP)
Entre os com presença confirmada estão a poeta Adélia Prado, o médico Adib Jatene, o brasilianista Albert Fishlow, o jurista Dalmo Dallari, o economista Delfim Netto, o empresário Eugênio Staub, o cientista Fernando Reinach, o sociólogo Hélio Jaguaribe, o antropólogo Hermano Vianna, o empresário Jorge Paulo Lehmann, o filósofo José Arthur Giannotti, a minista Marina da Silva, a monja Coen Sensei, o escritor Moacyr Scliar, o padre Júlio Lancellotti, o biólogo Paulo Nogueira Neto e o físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite.
A FAPESP estará representada pelo seu presidente, Carlos Vogt. Imre Simon, da Universidade de São Paulo e da Comissão de Coordenação do Programa Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada (Tidia), da FAPESP, e Mayana Zatz, diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano da Universidade de São Paulo, também confirmaram participação.
Num formato inédito no país, segundo os organizadores – sem platéia, com muita preparação prévia e divulgação imediata das conclusões –, os 50 participantes poderão conversar e responder às indagações previamente preparadas. Ninguém poderá levar computador, trabalhos escritos, papers ou apresentações para os salões de debate – somente a cabeça.
Estudantes da Universidade Estadual de Campinas, os "agentes provocadores", estarão a postos para levar questões de um pensador a outro, de uma mesa temática de debates a outra, de um pensador para a plenária, do corredor para a mesa e, assim, sucessivamente, sempre procurando assunto para quem sabe pensar o assunto.
O evento é fechado ao público em geral, mas as discussões poderão ser acompanhadas pela internet.
Mais informações: www.dnabrasil.org.br/dnabrasil/portal
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.