Professor da Michigan State University (Estados Unidos) apresentará os resultados de sua pesquisa colaborativa recente que investiga os fatores que dificultam a presença da diversidade na ciência
Professor da Michigan State University (Estados Unidos) apresentará os resultados de sua pesquisa colaborativa recente que investiga os fatores que dificultam a presença da diversidade na ciência
Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) convidou o filósofo de ciência Kevin C. Elliott, professor da Michigan State University (Estados Unidos), para ministrar a palestra “Diversidade Científica e Ciência Aberta” no dia 31 de julho de 2023, em São Paulo.
Elliott apresentará os resultados de sua pesquisa colaborativa recente que sondou mais de 3.500 cientistas para investigar os fatores que dificultam a presença da diversidade na ciência. No decorrer de tal apresentação, as razões éticas e epistêmicas para se promover a diversidade na comunidade científica também serão comentadas.
Em relação à ciência aberta, o professor discutirá como a ciência aberta pode se aproximar de modo melhor de não especialistas, além de comentar os múltiplos sentidos, razões e limites que o valor da transparência adquire nesse contexto.
Após a palestra, professores convidados debaterão com Elliott trazendo elementos específicos de tais temas no Brasil. Por fim, o público ouvinte terá a oportunidade de dialogar com o palestrante.
O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. O seminário ocorrerá das 14h15 às 17h15, na Sala Alfredo Bosi do IEA, que fica na rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo. Haverá transmissão on-line pelo site do IEA.
Mais informações: www.iea.usp.br/eventos/diversidade-cientifica-ciencia-aberta.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.