Ditadura brasileira e literatura: a palavra massacrada
19 de agosto de 2025

Palestra da série “Encontro com os Escritores” da Universidade do Livro será apresentada por João Silvério Trevisan

Ditadura brasileira e literatura: a palavra massacrada

Palestra da série “Encontro com os Escritores” da Universidade do Livro será apresentada por João Silvério Trevisan

19 de agosto de 2025

 

Agência FAPESP – A Universidade do Livro convidou o escritor João Silvério Trevisan para uma nova edição da série “Encontro com os Escritores” hoje (19/08), em São Paulo.

O tema da palestra será “Ditadura brasileira e literatura: a palavra massacrada”. O evento pretende apontar os rastros do autoritarismo deixados em sua produção literária. Para evidenciar o massacre sofrido na própria linguagem, impõem-se perguntas, num caso eloquente, mas até hoje pouco abordado por estudiosos.

Quais caminhos tortuosos a literatura de Trevisan inventou para reagir ao sufocamento? Como a palavra massacrada se transfigura em expressão libertária? Essas e outras perguntas serão discutidas na palestra.

A série “Encontro com os Escritores” é promovida pela Universidade do Livro, vinculada à Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com a Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp e a Biblioteca Mário de Andrade. O objetivo da iniciativa é aproximar leitores e autores em um diálogo direto e enriquecedor.

O evento acontecerá das 19 às 21 horas, na Biblioteca Mário de Andrade, cujo endereço é rua da Consolação, 94, República, São Paulo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Universidade do Livro.

Mais informações: https://tinyurl.com/55ey4eyc.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.