Bireme, Departamento Nacional de Trânsito e Ministério da Saúde lançam site para ampliar a circulação das informações científicas sobre saúde e segurança no trânsito
Bireme, Departamento Nacional de Trânsito e Ministério da Saúde lançam site para ampliar a circulação das informações científicas sobre saúde e segurança no trânsito
Agência FAPESP - Em todo o mundo morrem anualmente 1,2 milhão de pessoas em decorrência de acidentes de trânsito. Apenas nas rodovias das três Américas, são mais de 130 mil. Além do lado humano, os custos em saúde provocados pelas lesões causadas por veículos automotores também incomoda. Segundo um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), que será divulgado hoje (7/4), Dia Mundial da Saúde, o mundo gasta por ano cerca de US$ 518 milhões apenas para cuidar dos vitimados pelos acidentes de trânsito.
No Brasil, o problema também é muito grave, com mais de 30 mil mortes anuais. A maioria, como ocorre em outros países, é jovem. Para tentar ampliar a circulação das informações científicas sobre saúde e segurança no trânsito, várias instituições se uniram no portal Trânsito Saúdável, que também está sendo lançado hoje.
"O objetivo é alertar a sociedade para o grave problema do trânsito e, ao mesmo tempo, reunir em uma biblioteca de referência uma série de pesquisas e estudos, além de evidências que possam definir novas políticas, procedimentos e comportamentos que nos levem à formulação de um trânsito mais saudável", disse o diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) e responsável pelo site, Abel Packer, à Agência FAPESP. O Departamento Nacional de Trânsito e o Ministério da Saúde também são parceiros da iniciativa.
Segundo Packer, vão estar disponíveis nas páginas do serviço os principais indicadores sobre o assunto, artigos especializados e documentos científicos. O portal está dividido por temas como "Mortalidade prevenção e controle", "Estudos estatísticos", "Cintos de segurança", "Consumo de álcool", "Programas e políticas", "Segurança do pedestre" e "Velocidade no trânsito". As informações técnicas e científicas são extraídas da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), um banco de dados que contém estudos qualificados sobre trânsito produzidos na América Latina e Caribe.
O portal vai servir ainda como ponto de encontro e discussão entre as mais diversas entidades ligadas ao tema. Instituições governamentais, ONGs e especialistas poderão cruzar os resultados de suas pesquisas por meio de um espaço único, constituído por uma ferramenta do tipo fórum.
Trânsito Saudável: http://transito.bvs.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.