Seminário franco-brasileiro em Paris visa aprofundar o debate sobre questões agrárias do Brasil e da França, em especial no que diz respeito à agricultura familiar/camponesa, à reforma agrária e à política agrícola
Seminário franco-brasileiro em Paris visa aprofundar o debate sobre questões agrárias do Brasil e da França, em especial no que diz respeito à agricultura familiar/camponesa, à reforma agrária e à política agrícola
Agência FAPESP – Pós-doutorandos na França, em conjunto com o Institut des Sciences et Technologies - Systèmes Agraires et Développement Rural (AgroParisTech) e o Laboratoire Dynamiques Sociales et Recomposition des Espaces (Ladyss/Université Paris 10), organizam neste mês o seminário franco-brasileiro “Dialogues contemporains sur la question agraire et l´agriculture familiale au Brésil et en France”(“Diálogos Contemporâneos acerca da Questão Agrária e Agricultura Familiar no Brasil e na França”).
O seminário ocorrerá nos dias 24 e 25 de abril na AgroParisTech, em Paris, e será transmitido por webconferência.
Segundo a professora Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o objetivo do evento é aprofundar a discussão de uma série de questões relacionadas ao sistema agrário brasileiro e francês, em especial no que diz respeito à agricultura familiar/camponesa, à reforma agrária e à política agrícola.
“O seminário tem ainda a finalidade de promover contatos e parcerias entre instituições francesas e brasileiras com o intuito de desenvolver atividades de pesquisa, de intercâmbio e de cooperação científica”, disse Bergamasco.
Bergamasco será uma das participantes do painel “Embates atuais sobre a questão fundiária e a Reforma Agrária no Brasil e na França”, que contará ainda com o antropólogo Éric Sabourin, do centro de pesquisa francês Cirad (Centre de coopération internationale em recherche agronomique pour le développement); com Leonilde Sérvolo Medeiros, professora do curso de pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Paulo Moruzzi Marques, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP); e da socióloga Yannick Sencébé, do centro de pesquisa Inra, de Dijon, na França.
No total, o seminário contará com cinco painéis e uma mesa-redonda. A abertura será feita pelo pesquisador Jean-Paul Billaud, do Ladyss, e pelo economista e geógrafo Hubert Cochet, professor da AgroParisTech.
A inscrição deve ser feita pelo e-mail seminário.br.fr@gmail.com.
Mais informações: https://www.agroparistech.fr/+Seminaire-franco-bresilien+.html.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.