Atividade na Unesp de Guaratinguetá discute os riscos que satélites desativados e restos de foguetes oferecem a veículos espaciais e pessoas na Terra
Atividade na Unesp de Guaratinguetá discute os riscos que satélites desativados e restos de foguetes oferecem a veículos espaciais e pessoas na Terra
Agência FAPESP – A Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Guaratinguetá promove, em 10 de fevereiro de 2020, o Dia dos Detritos Espaciais. A data é celebrada em diferentes locais do mundo para chamar a atenção ao risco que satélites desativados e restos de foguetes, entre outras peças que orbitam o planeta, oferecem aos veículos espaciais e até mesmo aos seres humanos na Terra.
Além da exibição de painéis, vídeos e simuladores, o evento terá palestras de docentes da Unesp.
O professor Ernesto Vieira Neto, da Faculdade de Engenharia (FEG) da Unesp, abordará a colisão entre os satélites Iridium 33 e Cosmos 2251, ocorrida em 10 de fevereiro de 2009. A professora Daniela Cardozo Mourão, da FEG-Unesp, falará sobre o Projeto BRAMON e sua atuação no monitoramento de asteroides e detritos espaciais.
O evento será realizado a partir das 19 horas, no Departamento de Matemática da FEG, na av. Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 333, Pedregulho, Guaratinguetá, SP. A atividade é gratuita e não requer inscrição prévia.
Mais informações: https://bit.ly/36Z8MER.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.