Dez anos da história do paisagismo no Brasil
09 de setembro de 2003

Dedicado ao estudo da estética contemporânea, Projeto Quapá lança cd-rom na 5ª Bienal Internacional de Arquitetura e Design de São Paulo

Dez anos da história do paisagismo no Brasil

Dedicado ao estudo da estética contemporânea, Projeto Quapá lança cd-rom na 5ª Bienal Internacional de Arquitetura e Design de São Paulo

09 de setembro de 2003

 

Por Kárin Fusaro

Agência FAPESP – Os últimos dez anos do paisagismo brasileiro vão entrar para a história. A contribuição do projeto Quapá (Quadro do Paisagismo no Brasil) é o cd-rom Paisagismo Contemporâneo no Brasil, que será lançado durante a 5ª Bienal Internacional de Arquitetura e Design de São Paulo.

Criado em 1994, com apoio da FAPESP, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Quapá é vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e se dedica a traçar um panorama das tendências contemporâneas da arte de decorar espaços externos. O cd-rom é uma compilação de tudo o que já foi catalogado e estudado pelos pesquisadores do grupo: a produção paisagística brasileira, as influências vindas da Europa e dos Estados Unidos, as mudanças de hábitos e tendências da profissão.

No início, o foco de estudo do grupo era o paisagismo em espaços públicos, como praças, parque e calçadas. Atualmente, o Quapá também identifica o que vem acontecendo em locais privados. É o caso, por exemplo, de condomínios horizontais e verticais, bancos e escritórios. O levantamento aponta a trajetória do paisagismo em 35 cidades do país.

O cd-rom vem sendo preparado desde 2002 e tem autoria de Silvio Soares Macedo, coordenador do Projeto Quapá. "O trabalho todo deve virar um livro, mas ainda não temos previsão de lançamento", disse à Agência FAPESP Gustavo Garrido, um dos organizadores do material e responsável pelo projeto gráfico.

O Projeto Quapá levará para a Bienal cerca de 40 banners que mostram as influências da globalização e do nacionalismo nos paisagismo visto nas ruas. O grupo tem um banco de dados que pode ser acessado pelo site www.usp.br/fau/quapa.

A 5ª Bienal Internacional de Arquitetura e Design de São Paulo será realizada de 14/9 a 2/10 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque do Ibirapuera.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.