Seminário no Instituto de Energia e Ambiente da USP marcará o encerramento de projeto financiado pela FAPESP
Seminário no Instituto de Energia e Ambiente da USP marcará o encerramento de projeto financiado pela FAPESP
Agência FAPESP – O Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) receberá o seminário “Depois das Hidrelétricas: processos sociais e ambientais que ocorreram depois da construção de Belo Monte, Jirau e Santo Antônio na Amazônia Brasileira” nos dias 30 e 31 de outubro de 2025, em São Paulo.
O evento marcará o encerramento de projeto homônimo no âmbito do programa São Paulo Excellence Chair (SPEC) da FAPESP. Durante dois dias, pesquisadores e convidados vão debater os impactos das hidrelétricas na região amazônica e discutir alternativas para a geração de energia no Brasil diante das mudanças climáticas.
Com o tema central “Alternativas e desafios da geração de energia no Brasil no contexto das mudanças climáticas”, a programação inclui debates sobre os efeitos das barragens na pesca, o desenvolvimento local, os impactos sociais e as transformações ambientais, além da análise de alternativas viáveis para reduzir a dependência de grandes empreendimentos hidrelétricos.
Coordenada por Emilio Moran, da Michigan State University, dos Estados Unidos, a pesquisa acompanhou por mais de uma década as transformações provocadas pelas hidrelétricas de Belo Monte, no Pará, e Jirau e Santo Antônio, em Rondônia. Mais de 20 pesquisadores participaram do estudo, que investigou desde a fase de construção das hidrelétricas até os impactos anos após sua implementação.
A participação é aberta a pesquisadores, gestores públicos, estudantes e ao público em geral. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas enviando nome, e-mail e instituição para comunicacao@iee.usp.br.
As atividades do seminário ocorrerão das 8 às 18 horas. O endereço do IEE-USP é av. Prof. Luciano Gualberto, 1.289, Cidade Universitária, São Paulo. Haverá também transmissão on-line pelo canal oficial do IEE no YouTube.
Mais informações: https://tinyurl.com/4myfru65.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.