Democracias latinas
03 de março de 2004

Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial faz 18 anos e comemora com um simpósio internacional, de 8 a 10 de março, em São Paulo, para discutir o futuro político da América Latina

Democracias latinas

Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial faz 18 anos e comemora com um simpósio internacional, de 8 a 10 de março, em São Paulo, para discutir o futuro político da América Latina

03 de março de 2004

 

Agência FAPESP - É pouco provável que o economista francês Fernand Braudel (1902-1986) mudasse de opinião se voltasse ao Brasil e à América Latina nos dias de hoje. "Um país em fermentação", foi como definiu o intelectual quando aqui chegou em 1935, para colaborar nos primeiros anos da Universidade de São Paulo.

Associado à Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), o Instituto Fernand Braudel funciona em São Paulo há 18 anos. Para comemorar a maioridade, promove, entre os dias 8 e 10 de março, um importante debate para os latino-americanos.

Sob o título O Futuro da Democracia na América Latina, o simpósio vai reunir políticos e intelectuais brasileiros e internacionais. Na sessão de abertura, constam do programa nomes como o de Julio Maria Sanguinetti, ex-presidente do Uruguai, e Rubens Ricupero, secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad).

Para Norman Gall, diretor executivo do Instituto Fernand Braudel, a maioria das democracias da América Latina atual passa por desafios importantes. O primeiro deles é o baixo poder de financiamento que os governos federais dispõem para se modernizar. Além disso, a onerosa manutenção da máquina e as poucas chances para ganhos de produtividade em razão dos níveis deficientes de organização também são graves obstáculos aos desenvolvimento.

Sempre com o objetivo de fortalecimento das forças de mercado, o simpósio comemorativo vai ter ainda as seguintes sessões: Financiamento do Estado Moderno na América Latina; Financiamento e Gestão da Educação Pública; e Democracia e Estruturas Políticas na América Latina.

Mais informações: www.braudel.org.br


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.