Evento promovido pela USP pretende discutir a democracia, o judiciário e os direitos humanos na atual conjuntura do país sul-americano
Evento promovido pela USP pretende discutir a democracia, o judiciário e os direitos humanos na atual conjuntura do país sul-americano
Agência FAPESP – O Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo (USP) – um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP – realizará, em 1º de junho, a palestra “Democracia, judiciário e direitos humanos na Venezuela hoje”.
O evento contará com a presença de juristas e profissionais da área de relações internacionais e envolvidos com a questão dos direitos humanos que discutirão sobre a democracia, o sistema judiciário e os direitos humanos na Venezuela hoje.
“A falta de aplicação do Código de Ética Judiciário”, “Os parâmetros inadequados da nomeação e destituição dos juízes” e “O regime de juízes provisórios”, entre outros temas que comprometem a independência do poder judiciário daquele país, serão abordados durante o evento.
Participarão do evento o presidente da Comissão Internacional de Juristas (CIJ), Pedro Nikken; o ex-secretário de Justiça do Estado de São Paulo e relator do Instituto de Direitos Humanos da International Bar Association, Belisário dos Santos Júnior; a diretora do Instituto de Relações Internacionais da USP, Maria Hermínia Tavares de Almeida; e o relator para a Venezuela da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e pesquisador associado do NEV, Paulo Sérgio Pinheiro.
O evento será realizado na Sala E-1, Edifício 1, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, localizado na Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 908, na Cidade Universitária, em São Paulo (SP).
Mais informações: www.nevusp.org/portugues/index.php?option=com_content&task=view&id=2411&Itemid=1
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.