Fórum na Unicamp discute o direito à segurança alimentar e políticas para a segurança dos alimentos no Brasil
Fórum na Unicamp discute o direito à segurança alimentar e políticas para a segurança dos alimentos no Brasil
Agência FAPESP – O fórum “Da Segurança Alimentar à Segurança dos Alimentos” será realizado no dia 19 de outubro de 2016, no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
Os organizadores do evento destacam que, de acordo com o relatório Estado da Insegurança Alimentar no Mundo 2015, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 800 milhões de pessoas vivem em estado de subnutrição. Enquanto a segurança de alimentos garante a gestão de qualidade para o consumo alimentar da população, a segurança alimentar se refere às políticas públicas criadas para assegurar o direito do acesso à alimentação.
O fórum tem como objetivo traçar um paralelo sobre os dois conceitos, distinguindo-os e discutindo as políticas e os desafios relacionados.
O evento, que contará com especialistas e gestores, terá uma parte que debaterá a alimentação como direito humano fundamental. A primeira conferência terá Elcio de Souza Magalhães, coordenador geral de Apoio à Implantação e Gestão do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional nos Municípios. Na sequência, o agrônomo e economista boliviano Alan Bojanic, representante da FAO no Brasil, falará sobre ações internacionais de combate à fome e à desnutrição.
Olympio de Sá Sotto Maior Neto (Ministério Público do Paraná e coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos) e Diogo Thimoteo da Cunha (professor da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp) serão outros dos palestrantes.
O evento ocorrerá das 9h às 17h na rua Tessália Vieira de Camargo, 126, Cidade Universitária, Campinas.
Mais informações: www.gr.unicamp.br/penses/seguranca-alimentar
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.