Curso de Meteorologia por Satélite aplicada à Hidrologia
19 de julho de 2011

Inpe promove curso para auxiliar profissionais da hidrologia a entender melhor os produtos derivados dos sensores remotos

Curso de Meteorologia por Satélite aplicada à Hidrologia

Inpe promove curso para auxiliar profissionais da hidrologia a entender melhor os produtos derivados dos sensores remotos

19 de julho de 2011

 

Agência FAPESP – Entre 25 e 27 de julho, o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) promoverá o Curso de Meteorologia por Satélite aplicada à Hidrologia.

As aulas serão ministradas a distância, de forma interativa e em tempo real, utilizando a ferramenta didática Moodle.

Segundo a organização, o curso irá auxiliar os profissionais da hidrologia a entender melhor os produtos derivados dos sensores remotos, na administração e planejamento das atividades de previsão e controle de enchentes e inundações.

O treinamento é dirigido a hidrólogos, hidrometeorologistas, geólogos, hidrogeólogos, ambientalistas e todos os profissionais envolvidos no gerenciamento dos recursos hídricos.

Introdução ao Sensoriamento Remoto, Radiação, Estimativa de Precipitação e Número de Dias sem Chuva, Produtos de Radar Meteorológico e Descrição dos Modelos da Superfície Continental (LSMs) e sua aplicação na assimilação de dados de superfície serão as aulas ministradas por Carlos Frederico de Angelis, Daniel Alejandro Vila, Jojhy Sakuragi, Juan Carlos Ceballos, da Divisão de Satélites e Sistemas Ambientais (DSA), e por Luis Gustavo Gonçalves de Gonçalves, da Divisão de Modelagem e Desenvolvimento (DMD), do CPTEC/Inpe.

O pesquisador Baldemar Mendez Antonio, da Universidad Autónoma Metropolitana, do México, ministrará a disciplina Modelo Hidrológico Operacional alimentado com dados de Satélite.

A programação completa, o acesso à sala virtual e os procedimentos de inscrição estão disponíveis no site: cursos.cptec.inpe.br/meteorologia-hidrologia

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.