Curso abordará conceitos fundamentais de astronomia e astrofísica, além de áreas de pesquisas da Divisão de Astrofísica do Inpe
Curso abordará conceitos fundamentais de astronomia e astrofísica, além de áreas de pesquisas da Divisão de Astrofísica do Inpe
Agência FAPESP – Encontram-se abertas, até 12 de maio de 2019, as inscrições para a 20ª edição do Curso de Introdução à Astronomia e Astrofísica (CIAA) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que será realizado de 1º a 5 de julho de 2019, em São José dos Campos.
O curso de extensão é organizado pela Divisão de Astrofísica do Instituto desde 1998. O público-alvo são professores do ensino fundamental e médio, estudantes de graduação em ciências exatas e da natureza e profissionais ligados à divulgação científica.
O curso aborda conceitos fundamentais de astronomia e astrofísica, além de áreas de pesquisas da Divisão de Astrofísica. Os minicursos abordam astronomia do dia a dia, sistema solar, estrelas, galáxias, cosmologia, astrobiologia e ondas gravitacionais.
O objetivo é introduzir conceitos fundamentais em astronomia e astrofísica e apresentar a atuação científica do Inpe nessas áreas, incluindo informações sobre os cursos de pós-graduação da instituição aos educadores e estudantes de graduação.
Os interessados em participar devem se inscrever pelo site do curso. As inscrições serão analisadas pela coordenação do CIAA e a aceitação da inscrição será comunicada por e-mail e publicada no site do evento de acordo com o cronograma do processo de seleção.
Os valores da taxa de inscrição são R$ 115, para professores de instituições públicas, e R$ 230 para os demais participantes. Até cinco estudantes poderão obter 50% de desconto na taxa de matrícula mediante análise de histórico escolar.
O curso será realizado na unidade de São José dos Campos do Inpe, na avenida dos Astronautas, 1.758, Jardim da Granja, São José dos Campos, SP.
Mais informações: www.inpe.br/ciaa2019.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.