Plantas que vivem em florestas estão sendo menos polinizadas afirma estudo

Crise polinizadora
18 de janeiro de 2006

Estudo com 241 espécies de plantas com flores mostra que existe um déficit de polinizadores em ambientes mais diversos, como as florestas sul-americanas. Esse fenômeno, aliado ao desmatamento, pode ser fatal

Crise polinizadora

18 de janeiro de 2006

Plantas que vivem em florestas estão sendo menos polinizadas afirma estudo

Agência FAPESP — Pássaros, abelhas e demais insetos polinizadores estão fazendo menos o seu trabalho de contribuir para a reprodução das espécies florísticas. Isso, claro, por sofrerem pressão ambiental em praticamente todo o mundo.

Estudo publicado nesta terça-feira (17/1), pela revista norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences, mostra que existe um déficit de polinização nas grandes florestas do planeta. A análise, que deixou de fora apenas a Antártica, mostra problemas em florestas com grande biodiversidade, com as da América do Sul, do sudeste da Ásia e da África.

Para chegar aos resultados, os cientistas, de universidades da Austrália, do Canadá e dos Estados Unidos, fizeram uma análise cruzada de 482 trabalhos de campo. No total, foram compiladas pesquisas realizadas com 241 espécies que produzem flores na natureza.

O grande indicador detectado pela pesquisa foi a diminuição na quantidade da produção de frutos por parte das plantas que não receberam a polinização. Os autores agora tentam descobrir se esse é um processo mais recente ou se começou há pelo menos duas décadas.

Para testar a hipótese da diminuição do processo de polinização, os pesquisadores fizeram o cruzamento manual de algumas das espécies estudadas. Todas elas produziram os frutos de forma normal. A preocupação é grande, dizem os autores do estudo. Como, além desse problema, as florestas sofrem cada vez mais com processos de desmatamento, a tendência para que extinções em massa ocorram se torna maior.

O artigo Pollination decays in biodiversity hotspots, de Jana C. Vamosi, Tiffany M. Knight, Janette A. Steets, Susan J. Mazer, Martin Burd e Tia-Lynn Ashman, pode ser lido no site da PNAS, em www.pnas.org.