As duas listas tríplices foram encaminhadas ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas, para escolha e nomeação (ilustração: Sirio Cançado/Agência FAPESP)

Conselho Superior elabora listas de candidatos às diretorias científica e administrativa da FAPESP
16 de março de 2023

As duas listas tríplices foram encaminhadas ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas, para escolha e nomeação

Conselho Superior elabora listas de candidatos às diretorias científica e administrativa da FAPESP

As duas listas tríplices foram encaminhadas ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas, para escolha e nomeação

16 de março de 2023

As duas listas tríplices foram encaminhadas ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas, para escolha e nomeação (ilustração: Sirio Cançado/Agência FAPESP)

 

Agência FAPESP – O Conselho Superior da FAPESP, reunido ontem (15/03), elaborou as listas tríplices de candidatos aos cargos de diretor científico e diretor administrativo da Fundação. As duas listas foram encaminhadas ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas, para escolha e nomeação.

Integram a lista  ao cargo de diretor científico Márcio de Castro Silva Filho, pró-reitor de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP); Edgar Dutra Zanotto, professor titular de engenharia de materiais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); e Antonio José Roque da Silva, diretor-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), nesta ordem.

Para o cargo de diretor administrativo, o Conselho Superior selecionou Fernando Menezes, atual diretor administrativo da FAPESP; Antonio Vargas de Oliveira Figueira, professor titular do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena-USP); e Soraya Smaili, professora titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp).

Currículo dos candidatos a diretor científico

Márcio de Castro Silva Filho é o atual pró-reitor de Pós-Graduação da USP. Graduado em engenharia agronômica pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), mestre em genética e melhoramento de plantas pela mesma universidade e doutor em biologia molecular de plantas pela University of Louvain, Bélgica. Foi visiting scholar na University of Melbourne, Austrália, e na Ohio State University, Estados Unidos. É professor titular do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP). Foi membro titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e coordenador da área de Ciências Biológicas I da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Edgar Dutra Zanotto é engenheiro graduado pela UFSCar e concluiu o mestrado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP). Doutorou-se em tecnologia de vidros na Universidade de Sheffield, no Reino Unido, e atuou como professor visitante com bolsa da Fulbright na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Especializou-se na Universidade de Ferrara, na Itália, e trabalhou como pesquisador visitante na Universidade da Flórida Central (Estados Unidos). É diretor responsável pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação em Vidros (CeRTEV), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

Antonio José Roque da Silva é diretor-geral do CNPEM, tendo sido responsável pela concepção e implantação do projeto Sirius. Físico, é formado pela Universidade Estadual de Campinas, onde também fez o mestrado. Doutorou-se pela University of California at Berkeley (Estados Unidos), onde também realizou pós-doutorado. Além disso, fez pós-doutorado na University of California at Los Angeles. É professor titular da USP.

Currículo dos candidatos a diretor administrativo

Fernando Menezes é bacharel e doutor em direito pela USP e professor titular do Departamento de Direito do Estado da Faculdade de Direito da USP. Foi secretário adjunto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, assessor da Presidência da FAPESP e controlador-geral da USP. Foi professor visitante nas universidades Jean Moulin Lyon 3, Lumière Lyon 2 e Paris 1 Panthéon-Sorbonne (todas na França). Recebeu a Ordre des Palmes Académiques, e foi membro do Conselho Científico da Agence Universitaire de la Francophonie.

Antonio Vargas de Oliveira Figueira é graduado em engenharia agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1983) e doutorado pela Purdue University, nos Estados Unidos. Atua no Cena-USP, onde foi diretor e vice-diretor. Por duas vezes ocupou o cargo de presidente do Conselho Gestor do Campus Luiz de Queiroz. Foi diretor executivo da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp).

Soraya Smaili é graduada em farmácia e bioquímica pela USP. Fez o mestrado, doutorado e a livre-docência na EPM-Unifesp e pós-doutorado na Thomas Jefferson University e no National Institutes of Health (NIH), nos Estados Unidos. Foi pesquisadora visitante no NIH e fellow da Fogarty Foundation. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e foi reitora da Unifesp em dois mandatos. Integra o Comitê Diretor da Sociedade Internacional de Morte Celular e coordena o Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência da Unifesp.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.