Objetivo do evento, realizado pela FAPESP, é promover reflexão mais aprofundada sobre a sistematização do conhecimento e da prática do jornalismo no Brasil
Objetivo do evento, realizado pela FAPESP, é promover reflexão mais aprofundada sobre a sistematização do conhecimento e da prática do jornalismo no Brasil
Agência FAPESP – A FAPESP realizará no dia 22 de março o seminário “Conhecimento científico do jornalismo no Brasil: a contribuição de Alberto Dines”.
O evento será realizado por ocasião do octogésimo aniversário do jornalista, completado em fevereiro de 2012, e tem o objetivo de promover uma reflexão mais aprofundada sobre a sistematização do conhecimento e da prática do jornalismo no Brasil.
Dines é responsável pela introdução no país de inovações como a comparação sistemática de produtos jornalísticos com o objetivo de dela derivar algum tipo de conhecimento universal, da crítica da mídia e da prática de jornalismo na internet.
O jornalista é autor de um dos maiores clássicos da literatura acadêmica sobre jornalismo, "O papel do jornal", há mais de 40 anos adotado na bibliografia de quase todos os cursos de graduação e pós-graduação em jornalismo no país.
Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Dines foi um dos responsáveis pela criação do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) – um centro de referência, no país e na América Latina, para a formação e estudos em divulgação científica e cultural.
Fernando Gabeira, ex-deputado federal, José Marques de Melo, professor emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Eugênio Bucci, professor da ECA/USP, e Carlos Vogt, ex-presidente da FAPESP e coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp, serão alguns dos palestrantes, além do próprio Dines.
O evento é gratuito e será realizado no auditório da FAPESP, localizada na R. Pio XI, nº 1500, no Alto da Lapa, em São Paulo.
Mais informações e inscrições: www.fapesp.br/6845.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.