Congresso Internacional sobre Matéria Cavaleiresca
04 de maio de 2011

Primeiro evento do gênero no Brasil abordará as novelas de cavalaria medievais e renascentistas. Na FFLCH-USP

Congresso Internacional sobre Matéria Cavaleiresca

Primeiro evento do gênero no Brasil abordará as novelas de cavalaria medievais e renascentistas. Na FFLCH-USP

04 de maio de 2011

 

Agência FAPESP – O Congresso Internacional sobre Matéria Cavaleiresca será realizado nos dias 9 e 10 de maio, com promoção do Programa de Pós-Graduação em Literatura Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, do Centro de Estudos Cervantinos da Universidade de Alcalá de Helenares (Espanha) e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Portugal).

O evento, que conta com o apoio da FAPESP por meio da modalidade Auxílio à Pesquisa – Organização de Reunião Científica e/ou Tecnológica, é o primeiro do gênero no Brasil e abordará as novelas de cavalaria medievais e renascentistas. A programação inclui mesas-redondas, conferências e sessões de comunicação.

Embora o enfoque do tema esteja em três países – "Histórias de cavalarias por terras de Espanha, Portugal e Brasil" –, também serão abordados textos de tradições francesa, alemã, inglesa e outros que se apropriaram do modelo cavaleiresco.

Entre os palestrantes confirmados está o espanhol José Manuel Lucía Megías, com a conferência de abertura intitulada “Un género para conquistar Europa: los libros de caballerías en España, Italia, Portugal y Francia”.

O evento ocorrerá na Casa de Cultura Japonesa, na Casa de Portugal, no prédio de Letras e Filosofia e na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Mais informações e inscrições: www.fflch.usp.br/dlcv/congressodecavalaria

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.