Com o tema "As Luzes e o Brasil", evento na USP, em São Paulo, terá balanço de estudos sobre o século XVIII na filosofia, história, literatura, artes e educação
Com o tema "As Luzes e o Brasil", evento na USP, em São Paulo, terá balanço de estudos sobre o século XVIII na filosofia, história, literatura, artes e educação
Agência FAPESP – A primeira edição do Congresso da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES XVIII) será realizada de 4 a 6 de setembro de 2017 na Cidade Universitária, em São Paulo.
No evento, promovido pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP com o tema “As Luzes e o Brasil”, será feito um balanço dos estudos de pesquisadores brasileiros sobre o século XVIII, na filosofia, na história, na literatura, na história das ciências, das artes e da educação, bem como em outras áreas das humanidades.
A ABES XVIII foi constituída em 2014 e formalmente registrada em 2016, a partir do convite e do apoio do Comitê Executivo da Société Internationale d’Étude du Dix-huitième Siècle. A associação tem como objetivo reunir pesquisadores brasileiros de diversas áreas do conhecimento interessados no pensamento, na cultura e na história do século XVIII europeu, latino-americano e brasileiro.
Em suas atividades, a ABES XVIII tem como pressupostos a criação de um espaço multidisciplinar de investigação sobre o século das Luzes, a fim de contribuir para a ampliação das atuais pesquisas e para a formação de novos pesquisadores. A associação conta com uma centena de membros, docentes e pós-graduandos de todas as regiões do país.
A primeira chamada para inscrição de trabalhos tem como prazo 15 de fevereiro de 2017.
Entre os professores convidados do evento estão Lise Andries (Université Paris 4), Marc-André Bernier (Université du Quebec à Trois Rivières), Clorinda Donato (California State University) e Alberto Postigliola (Università di Napoli Orientale).
Mais informações: http://abes18.wixsite.com/inicio e https://pt-br.facebook.com/estudos18/
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.