Encontro em Brasília reunirá especialistas de 23 países que integram o Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano, liderado pela Fiocruz
Encontro em Brasília reunirá especialistas de 23 países que integram o Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano, liderado pela Fiocruz
Agência FAPESP – O 5º Congresso Brasileiro / 1º Congresso Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano será realizado de 28 a 30 de setembro de 2010 em Brasília.
Estarão reunidos especialistas de 23 países da América Latina, Europa e África que integram o Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano (IberBLH), liderado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O programa tem como objetivo coletar, processar e distribuir leite humano para recém-nascidos, sobretudo os prematuros de baixo peso, que apresentam forte vulnerabilidade imunológica. A iniciativa é reconhecida como estratégia primordial para o enfrentamento da mortalidade infantil e neonatal – meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
No dia 27 será realizado o Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, para avaliar a trajetória dos países que compõem o IberBLH e os resultados obtidos desde 2005, quando foi assinada a primeira Carta de Brasília, durante o Fórum Latino-Americano de Bancos de Leite Humano.
Durante o congresso, serão destacados estudos sobre a adequação da qualidade do leite humano e o impacto da amamentação natural na recuperação da saúde de recém-nascidos internados em unidades neonatais.
O congresso também será espaço para divulgação de iniciativas da sociedade civil que colaboram para a implantação e o funcionamento de bancos de leite humano. Além do Brasil, a Argentina apresentará as ações de apoio à sua rede nacional de bancos de leite humano.
A Expo BLH reunirá trabalhos sobre o processo de amamentação, captação de doadoras, armazenamento, processamento e controle de qualidade do leite humano.
Mais informações: www.redeblh.icict.fiocruz.br/congresso2010
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.