Seminário da USP busca compreender os efeitos da interação entre confiança e polarização sobre a legitimidade democrática no Brasil
Seminário da USP busca compreender os efeitos da interação entre confiança e polarização sobre a legitimidade democrática no Brasil
Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) realizará o seminário “Confiança Política, Polarização e Legitimidade Democrática no Brasil” amanhã (28/11), em São Paulo.
O evento busca compreender os efeitos da interação entre confiança e polarização sobre a legitimidade democrática no Brasil. A partir dessa perspectiva, o seminário pretende discutir como diferentes configurações da arena informacional e do debate público podem reforçar ou atenuar esses mecanismos, contribuindo para uma agenda de investigação que ilumine os desafios atuais da qualidade da democracia no país.
Participará do evento Nara Pavão, pesquisadora da Fundação Getulio Vargas (FGV) e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que discutirá a agenda de pesquisa sobre confiança política. Também participará Julian Borba, professor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que abordará dimensões da polarização política e suas implicações para atitudes democráticas.
A abertura será realizada pelo professor José Álvaro Moisés, do IEA-USP, que enfatizará a importância de retomar o tema da confiança política no Brasil à luz de sua trajetória de pesquisa sobre legitimidade democrática e desconfiança institucional.
Aberto ao público, o seminário é gratuito, com inscrições por formulário on-line. As atividades acontecerão das 14 às 17 horas, na Sala Alfredo Bosi do IEA, que está situado na rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo.
Haverá transmissão on-line pelo canal do IEA no YouTube.
Mais informações: www.iea.usp.br/eventos/confianca-polarizacao-democracia.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.