Conferência Os Mecanismos Moleculares da Evolução Microbiana
08 de outubro de 2004

O suíço Werner Arber, Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, faz conferência no dia 13 de outubro, no Instituto de Estudos Avançados, em São Paulo

Conferência Os Mecanismos Moleculares da Evolução Microbiana

O suíço Werner Arber, Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina, faz conferência no dia 13 de outubro, no Instituto de Estudos Avançados, em São Paulo

08 de outubro de 2004

 

Agência FAPESP - O bioquímico suíço Werner Arber, Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina de 1978 e ex-presidente do International Council for Science (ICSU), estará em São Paulo, no dia 13 de outubro, às 10h, para realizar a conferência "Os Mecanismos Moleculares da Evolução Microbiana".

Arber e os norte-americanos Daniel Nathans e Hamilton Smith receberam o Nobel pela descoberta das enzimas de restrição e suas aplicações em problemas da genética molecular.

As enzimas de restrição cortam o DNA em fragmentos definidos, que podem ser usados para determinar a ordem dos genes em cromossomos, analisar sua estrutura química e a de regiões do DNA que regulam as funções genéticas, além de possibilitar a criação de novas combinações de genes. A descoberta revolucionou a biologia molecular, pois possibilitou a montagem de moléculas de DNA recombinante.

Nascido em 1929, Arber estudou ciências naturais na Escola Politécnica Suíça em Zurique (graduação) e na Universidade de Genebra (Ph.D.), além de fazer pós-doutorado na Universidade do Sul da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos. Seus tópicos de pesquisa são genética microbiana, transferência horizontal de genes, elementos genéticos móveis, recombinação localmente especificada e mecanismos moleculares da evolução microbiológica.

O evento será em inglês e aberto a todos os interessados (não é preciso se inscrever). Mais informações: sedini@usp.br ou pelos telefones (11) 3091-3919 e 3091-4442.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.