Conferência de James Lynch na UFMG
13 de janeiro de 2004

Sociólogo norte-americano, professor da American University, realiza conferência sobre segurança e criminalidade, como parte das atividades da cátedra Violência, Criminalidade e Políticas Públicas do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares

Conferência de James Lynch na UFMG

Sociólogo norte-americano, professor da American University, realiza conferência sobre segurança e criminalidade, como parte das atividades da cátedra Violência, Criminalidade e Políticas Públicas do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares

13 de janeiro de 2004

 

Agência FAPESP - O sociólogo norte-americano James Lynch, professor da American University conduzirá uma conferência aberta ao público no próximo dia 22, como parte das atividades da cátedra Violência, Criminalidade e Políticas Públicas, implantada pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da Universidade Federal de Minas Gerais.

A cátedra é financiada pela Fundação Ford e conta com suporte científico do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG. Segundo a universidade, o principal objetivo da cátedra é discutir a violência e a criminalidade e levar o debate sobre o tema às diversas áreas do conhecimento.

Doutor em sociologia pela Universidade de Chicago, Lynch ministra cursos de tratamento de estatísticas criminais na Universidade de Michigan e presta consultoria ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos. O norte-americano permanecerá em atividades na UFMG até o final de janeiro.

Para a pesquisadora Corinne Davis Rodrigues, do Crisp, Lynch se vale de uma metodologia mais abrangente do que as usuais para mensurar o crime. "Ele não se restringe aos dados fornecidos pela polícia e também estuda as vítimas", diz. De acordo com Corinne, essa vertente de estudo é promissora, pois muitos crimes não chegam ao conhecimento da polícia pelo fato de não serem denunciados. "Essa metodologia é utilizada nos Estados Unidos há vários anos, mas por aqui estamos apenas começando."

De acordo com a UFMG, as cátedras do IEAT têm como objetivo "produzir conhecimento de ponta e trazer profissionais reconhecidos para a universidade, muitos deles de projeção internacional, capazes de induzir projetos e promover interações acadêmicas em um período curto de tempo". O projeto teve início em 2000, com a criação de três cátedras nas áreas de humanidades, ciências da natureza e exatas, financiadas pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

A conferência de James Lynch, "A transdisciplinary approach to crime: politics, behavior and the sciences" ("uma abordagem transdiciplinar do crime: política, comportamento e as ciências"), será realizada no auditório da reitoria da UFMG, no campus Pampulha, em Belo Horizonte.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.