Bolsistas têm até 11 de março para enviar vídeos na competição internacional de comunicação científica que tem apoio da FAPESP (foto: FameLab)

Concurso FameLab tem prazo prorrogado
05 de março de 2018

Bolsistas têm até 11 de março para enviar vídeos na competição internacional de comunicação científica que tem apoio da FAPESP

Concurso FameLab tem prazo prorrogado

Bolsistas têm até 11 de março para enviar vídeos na competição internacional de comunicação científica que tem apoio da FAPESP

05 de março de 2018

Bolsistas têm até 11 de março para enviar vídeos na competição internacional de comunicação científica que tem apoio da FAPESP (foto: FameLab)

 

Agência FAPESP – A chamada atual do concurso internacional FameLab de comunicação científica teve seu prazo prorrogado. Agora, estudantes brasileiros têm até 11 de março para enviar vídeos de inscrição.

A FAPESP participa da chamada de propostas, que foi lançada em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), o Museu do Amanhã e o Conselho Britânico, que organiza o concurso.

A participação no concurso envolve a realização de uma apresentação oral sobre um tópico de ciência e/ou tecnologia, com a duração máxima de 3 minutos, sem recurso de PowerPoint ou outro dispositivo eletrônico de apresentação, e com uso limitado de materiais de apoio portáteis.

Os principais objetivos do concurso são promover a aproximação entre cientistas e público em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade, e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação, em especial, a habilidade oral.

Poderão se inscrever bolsistas de mestrado (stricto sensu), doutorado, doutorado direto e pós-doutorado, com idade mínima de 21 anos e bolsa vigente até o dia 30 de junho de 2018 ou data posterior, nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias e que sejam fluentes em português e inglês.

As candidaturas devem ser apresentadas até 11 de março por meio de um vídeo de inscrição e realização de cadastro eletrônico on-line disponível em www.famelab.com.br.

O concurso FameLab foi lançado em 2005 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países. A primeira edição no Brasil ocorreu em 2016 como iniciativa do British Council, em parceria com a FAPESP. Naquela oportunidade apenas bolsistas FAPESP puderam se candidatar. Devido ao sucesso da iniciativa, em 2017 outros parceiros aderiram à chamada, tornando o concurso de âmbito nacional.

Trinta finalistas selecionados participarão de uma etapa de treinamento intensivo (Masterclass 1), em inglês e sem tradução simultânea, com uma equipe de especialistas em comunicação científica que os preparará para a semifinal. A etapa será no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de abril.

A semifinal nacional (25/04), a Masterclass 2 (26/04) e a final nacional (27/04) também ocorrerão no Museu do Amanhã.

A chamada está publicada em: www.fapesp.br/chamadas/2018/famelab2018.pdf.

Assista a vídeo em que Felipe Costa, vencedor do FameLab Brasil 2017, convida candidatos para a edição deste ano da competição: 

.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.