Como transportar uma tragédia para as telas
23 de julho de 2025

Mesa-redonda na Unicamp propõe uma reflexão profunda sobre os caminhos e dilemas da transposição de narrativas reais para o cinema e a televisão

Como transportar uma tragédia para as telas

Mesa-redonda na Unicamp propõe uma reflexão profunda sobre os caminhos e dilemas da transposição de narrativas reais para o cinema e a televisão

23 de julho de 2025

 

Agência FAPESP – A jornalista e escritora Daniela Arbex, artista residente do Programa Hilda Hilst do Instituto de Estudos Avançados da Universidade Estadual de Campinas (IdEA-Unicamp), participará da mesa-redonda “Como transportar uma tragédia para as telas” ao lado da diretora e roteirista Júlia Rezende em 08/08, em Campinas.

A atividade integra a residência “O papel da literatura na construção da memória coletiva do Brasil” e propõe uma reflexão profunda sobre os caminhos e dilemas da transposição de narrativas reais para o cinema e a televisão.

A conversa parte da experiência compartilhada por Arbex e Rezende na adaptação de Todo dia a mesma noite, obra da jornalista que resultou na série homônima da Netflix, lançada em 2023, sobre a tragédia da boate Kiss.

Com diferentes experiências criativas e linguagens complementares, Arbex e Rezende discutem os limites entre ficção e realidade, os riscos de revitimização, a responsabilidade ética de quem escreve e dirige e os desafios de levar temas sensíveis ao grande público sem perder a densidade dos fatos.

A entrada é gratuita e a inscrição pode ser feita por formulário on-line.

O evento acontecerá às 19 horas no auditório da Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp), que fica na av. Érico Veríssimo, 1.479, Cidade Universitária, Campinas, SP.

Mais informações: https://tinyurl.com/35npn9j2.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.