Colóquio de Filosofia Alemã
08 de setembro de 2008

Evento na UFSCar de 10 a 12 de setembro analisa influências de Kant, Schopenhauer e Nietzsche no estatuto da filosofia

Colóquio de Filosofia Alemã

Evento na UFSCar de 10 a 12 de setembro analisa influências de Kant, Schopenhauer e Nietzsche no estatuto da filosofia

08 de setembro de 2008

 

Agência FAPESP – Conceitos de moral, ética e estética que provocam polêmica nos dias atuais são alguns dos temas que serão discutidos no Colóquio de Filosofia Alemã, de 10 a 12 de setembro na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O evento reunirá pesquisadores de diversas universidades brasileiras, além da Universidade Mainz, na Alemanha.

Segundo os organizadores, a proposta do encontro é “problematizar o diálogo tenso entre Kant, Schopenhauer e Nietzsche, filósofos que influenciaram o estatuto da filosofia e do conhecimento na modernidade”.

O evento pretende proporcionar um espaço de troca de experiências entre pesquisadores que desenvolvem trabalhos com referência a esses autores.

Duas palestras marcam a abertura do colóquio. Fernando Costa Mattos, pesquisador do núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), falará sobre "Kant, Nietzsche e a coisa em si como pressuposto fundamental do pensamento crítico".

Em seguida, Edmilson Paschoal, professor do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, abordará o tema "Nietzsche: a boa forma de retribuir ao mestre".

A abertura ocorrerá às 19h, no Auditório do Departamento de Ciências Sociais. O colóquio está sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da UFSCar.

Mais informações: www.ufscar.br, em Agenda/Eventos, ou (16) 3351-8368.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.