Livro chinês que inspirou série de TV será discutido pelo físico Pedro Vieira em evento organizado pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental
Livro chinês que inspirou série de TV será discutido pelo físico Pedro Vieira em evento organizado pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental
Agência FAPESP – A próxima edição do Clube do Livro Sci-SAIFR será nesta quarta-feira (22/05), em formato virtual, e volta a discutir a obra O problema dos três corpos, do escritor chinês Cixin Liu, editada no Brasil pela Suma.
O Clube do Livro Sci-SAIFR é um projeto do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) que convida cientistas a escolher um livro para debater, com a participação do público, os campos da física que perpassam a sua narrativa, promovendo um encontro entre ciência e literatura.
O livro O problema dos três corpos inspirou a série da Netflix de mesmo nome e foi o primeiro da Ásia a ganhar o Hugo Awards, considerado o “Oscar” da fantasia e ficção científica.
O início da trama se passa na China do fim dos anos 1960, durante a repressiva Revolução Cultural, quando um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres. Esse trabalho terá enorme importância décadas mais tarde, quando a humanidade se encontra à beira da invasão por uma civilização alienígena habitante de um desafortunado planeta localizado em um sistema instável de três sóis, que sofre ondas extremas de calor e frio. O livro é o primeiro volume de uma trilogia.
A obra será discutida por Pedro Vieira, professor do ICTP-SAIFR e do Instituto Perimeter de Física Teórica (Canadá).
O público pode se inscrever por formulário on-line. O evento será transmitido às 19h30, pelo Zoom.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e está sediado no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).
Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/clube-do-livro/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.