Cirurgia fora da caixa
28 de abril de 2021

Simpósio on-line tratará de temas como cirurgia de mudança de sexo, reimplante de extremidades e urgências cirúrgicas em UTI de COVID-19, entre outros

Cirurgia fora da caixa

Simpósio on-line tratará de temas como cirurgia de mudança de sexo, reimplante de extremidades e urgências cirúrgicas em UTI de COVID-19, entre outros

28 de abril de 2021

 

Agência FAPESP – Cirurgia de mudança de sexo, reimplante de extremidades, urgências cirúrgicas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dedicada à COVID-19, ECMO (oxigenação por membrana extracorporal) como suporte de cirurgias complexas, transplante pulmonar pós-COVID-19. Esses são alguns dos temas do simpósio “Cirurgia fora da caixa”, que será transmitido amanhã (29/04) pelas plataformas virtuais da Academia Nacional de Medicina (ANM).

Organizado pelo acadêmico José de Jesus Camargo, da ANM, o evento contará com o médico Eloísio Alexsandro da Silva Ruellas, do Hospital Pedro Ernesto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Outro convidado será João Recalde, do Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia, que contará suas experiências de 12 anos com reimplantes de extremidades.

Na área de COVID-19, são palestrantes Edivaldo Utiyama, da Universidade de São Paulo (USP), que abordará as urgências cirúrgicas em UTI de COVID-19; Pablo Sanchez, dos Estados Unidos, que contará sobre o uso do ECMO como suporte em cirurgias complexas de via aérea; e Tiago Noguchi Machuca, também dos Estados Unidos, que apresentará dados sobre transplante pulmonar pós-COVID-19.

Paulo Niemeyer e Rui Haddad, da ANM, falarão, respectivamente, sobre neurocirurgia funcional e o uso de tecnologias 3D no planejamento de cirurgias torácicas.

O simpósio será transmitido a partir das 14 horas, pelo Zoom e pela página da ANM no Facebook. Não há necessidade de inscrição prévia.

Mais informações: www.anm.org.br/cirurgia-fora-da-caixa/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.