Série de palestras acontecerá na 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e discutirá temas ligados à ciência utilizando trechos de filmes e séries
Série de palestras acontecerá na 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto e discutirá temas ligados à ciência utilizando trechos de filmes e séries
Agência FAPESP – O Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, o Centro de Terapia Celular (CTC) e o Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID) se uniram à Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto para trazer, durante a programação da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, o Cine-Literatura, nos dias 21, 23 e 25 de maio de 2018.
Serão três palestras, a partir das 9 horas, na Biblioteca Padre Euclides (rua Visconde de Inhaúma, 490, Centro, Ribeirão Preto, SP). Na primeira, será discutida a imagem do cientista que o cinema e a literatura retratam, baseando-se em obras como Frankenstein, Jurassic Park, De Volta para o Futuro, entre outras.
No dia 23, o professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto, Marco Antônio de Almeida comentará os impactos da obra Neuromancer. Por último, no dia 25, o doutorando do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos Diego, Renan Bruno abordará filmes sobre a dependência dos humanos em relação às máquinas e debaterá se essas obras representam apenas contextos de ficção científica ou se podem se tornar realidade.
O Cine-Literatura é gratuito e não é necessário se inscrever para participar. Escolas devem agendar a participação de grupos de alunos pelo telefone (16) 3977-9117. A programação completa da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto está disponível no site do evento.
Mais informações: https://goo.gl/5xQzQb, pelo telefone (16) 3315 0368 ou pelo e-mail iearp@usp.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.