Ciência no Cinema: Tenet
20 de outubro de 2025

Físico Eric Andrade, professor da USP, conversará sobre história de espião que usa arma capaz de fazer o tempo correr ao contrário

Ciência no Cinema: Tenet

Físico Eric Andrade, professor da USP, conversará sobre história de espião que usa arma capaz de fazer o tempo correr ao contrário

20 de outubro de 2025

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) e o Reag Belas Artes exibirão Tenet, filme de 2020 dirigido por Christopher Nolan, na próxima edição do Ciência no Cinema, amanhã (21/10), em São Paulo.

No filme, um agente da CIA, conhecido como O Protagonista, é recrutado por uma organização misteriosa, chamada Tenet, para participar de uma missão de escala global: impedir que um renegado oligarca russo, com meios de se comunicar com o futuro, inicie a Terceira Guerra Mundial. A organização está em posse de uma arma que consegue fazer o tempo correr ao contrário, acreditando que o objeto veio do futuro. Com essa habilidade em mãos, O Protagonista precisará usá-la como forma de se opor à ameaça que está por vir, impedindo que os planos do oligarca se concretizem.

Após a exibição do filme haverá uma discussão com o físico Eric Andrade, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP).

A sessão acontecerá a partir das 19 horas, no Reag Belas Artes, na rua da Consolação, 2.423, Consolação, São Paulo. Os ingressos podem ser comprados pelo site da Velox Tickets.

Ciência no Cinema é uma parceria do ICTP-SAIFR e do Reag Belas Artes em que cientistas conversam com o público após a exibição de um filme relacionado com temas científicos.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).

Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/ciencia-no-cinema/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.