ICTP-SAIFR e Petra Belas Artes exibem longa de Darren Aronofsky seguido por comentários do físico Rogério Rosenfeld, professor da Unesp
ICTP-SAIFR e Petra Belas Artes exibem longa de Darren Aronofsky seguido por comentários do físico Rogério Rosenfeld, professor da Unesp
Agência FAPESP – O longa-metragem Pi, dirigido por Darren Aronofsky, é a próxima atração do Ciência no Cinema, projeto do Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) com o Cine Petra Belas Artes. A exibição acontecerá na terça-feira (12/12), em São Paulo, a partir das 19h30.
O filme retrata a saga de um matemático obstinado em encontrar um código capaz de desvendar todos os padrões do universo. Essa produção independente, lançada em 1998 e filmada toda em preto e branco, foi a primeira de Aronofsky, cineasta norte-americano conhecido por seus suspenses perturbadores, como Réquiem para um Sonho e Cisne Negro. O título remete à constante matemática π, obtida a partir da divisão do perímetro de uma circunferência pelo seu diâmetro.
A exibição acontecerá seguida de debate com o físico Rogério Rosenfeld, professor do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e vice-diretor do ICTP-SAIFR.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou no site do Velox Tickets. O filme e o debate acontecerão no Cine Petra Belas Artes, localizado na rua da Consolação, 2.423, Consolação, São Paulo.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no IFT-Unesp.
Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/ciencia-no-cinema/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.