Ciência no cinema: Particle Fever
13 de dezembro de 2024

Sessão especial no cine Belas Artes tem documentário sobre acelerador de partículas e debate com o físico Marcelo Munhoz, professor da USP

Ciência no cinema: Particle Fever

Sessão especial no cine Belas Artes tem documentário sobre acelerador de partículas e debate com o físico Marcelo Munhoz, professor da USP

13 de dezembro de 2024

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), em parceria com o Reag Belas Artes, realizará uma sessão especial do Ciência no Cinema na próxima terça-feira (17/12), em São Paulo.

O filme da atual edição será Particle Fever, documentário de 2013 dirigido por Mark Levinson. A obra conta a história de seis cientistas que procuram desvendar os mistérios do Universo, documentando os sucessos e reveses no Grande Colisor de Hádrons (LHC), na Europa.

A sessão especial é seguida de discussão com o físico Marcelo Munhoz, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP). Munhoz tem experiência na área de física nuclear, com ênfase no estudo de colisões entre íons pesados relativísticos e instrumentação nuclear.

Ciência no Cinema é uma parceria do ICTP-SAIFR e do Reag Belas Artes em que cientistas conversam com o público após a exibição de um filme relacionado com temas científicos. As sessões são mensais, sempre às terças-feiras, às 19h30, no Cinema Reag Belas Artes, na rua da Consolação, 2.423, Consolação, São Paulo.

Os ingressos podem ser comprados na bilheteria ou pelo site da Velox Tickets.

O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e tem sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp).

Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/ciencia-no-cinema/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.