O físico Riccardo Sturani, do Instituto de Física Teórica da Unesp, debaterá o clássico de Christopher Nolan após apresentação no Cine Belas Artes
O físico Riccardo Sturani, do Instituto de Física Teórica da Unesp, debaterá o clássico de Christopher Nolan após apresentação no Cine Belas Artes
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR), em parceria com o Reag Belas Artes, realizará amanhã (28/01) a primeira edição de “Ciência no Cinema” de 2025.
Será apresentado o filme Interestelar, de 2014, dirigido por Christopher Nolan. O longa, que completou dez anos de lançamento, foi vencedor do Oscar na categoria Melhores Efeitos Visuais e arrecadou mais de US$ 730 milhões em bilheteria e até hoje segue com uma legião de fãs.
Na trama, um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população de uma Terra em colapso devido ao esgotamento dos recursos naturais. Nessa aventura, os exploradores começam a usar um buraco negro recém-descoberto para realizar viagens, algo jamais feito antes por humanos.
A sessão especial será seguida de discussão com o físico Riccardo Sturani, do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (IFT-Unesp) e pesquisador do ICTP-SAIFR.
Ciência no Cinema é uma parceria do ICTP-SAIFR e do Reag Belas Artes, cujo objetivo é promover uma conversa entre cientistas e o público após a exibição de um filme relacionado com temas científicos.
Os ingressos podem ser comprados na bilheteria ou pelo site da Velox Tickets. A sessão será às 19 horas, no Cinema Reag Belas Artes, na rua da Consolação, 2.423, Consolação, São Paulo.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP.
Mais informações: https://outreach.ictp-saifr.org/ciencia-no-cinema/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.