Filme de John Madden estrelado por Gwyneth Paltrow e Anthony Hopkins será tema de debate promovido pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental em parceria com o Reag Belas Artes
Filme de John Madden estrelado por Gwyneth Paltrow e Anthony Hopkins será tema de debate promovido pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental em parceria com o Reag Belas Artes
Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) e o Reag Belas Artes vão promover amanhã (20/02), a partir das 19h30, mais uma edição da série “Ciência no Cinema”. O filme da vez será A prova, dirigido por John Madden. A sessão será seguida de debate com Christina Brech, professora do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP).
O filme conta a história de Catherine (Gwyneth Paltrow), uma jovem que se dedica por anos a cuidar do pai Robert (Anthony Hopkins), um brilhante matemático que sofre de esclerose. Depois da morte do pai, Catherine se isola com medo de ter herdado um desequilíbrio mental. Na véspera do seu aniversário de 27 anos, sua irmã e um ex-aluno de Robert aparecem, o que levará a mudanças drásticas na sua vida e futuro.
Christina Brech desenvolve pesquisa sobre teoria dos conjuntos e geometria de espaços de Banach. Ela fez parte da Comissão de Gênero das Sociedades Brasileiras de Matemática (SBM/SBMAC) e atualmente integra a Comissão de Gênero e Diversidade da União Matemática da América Latina e do Caribe (Umalca) e o Comitê Executivo da Associação de Lógica Simbólica. Também coproduziu, com a professora do IME-USP Deborah Raphael, o curta-metragem Da ordem do inventado, sobre a relação entre matemática e arte.
O endereço do Cine Reag Belas Artes é rua da Consolação, 2.423 - Consolação, São Paulo (SP).
Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria ou neste endereço eletrônico.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.