Um físico e uma escritora debatem os aspectos científicos desses personagens fictícios em evento promovido pelos institutos Sul-Americano para Pesquisa Fundamental e Moreira Salles
Um físico e uma escritora debatem os aspectos científicos desses personagens fictícios em evento promovido pelos institutos Sul-Americano para Pesquisa Fundamental e Moreira Salles
Agência FAPESP – O programa “Ciência em Diálogo”, produzido pelo Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) em parceria com o Instituto Moreira Salles (IMS), volta amanhã (01/12), em formato on-line, com a segunda edição de 2021.
A iniciativa visa aproximar o público geral de assuntos relevantes para a ciência a partir do encontro com outras áreas do conhecimento.
Neste diálogo, uma escritora e um físico falarão sobre características dos super-heróis que os tornam tão presentes nos filmes, séries e livros. A proposta é conversar sobre a figura do super-herói como arquétipo moderno, suas adaptações para as telas e como se tornaram cada vez mais persistentes no imaginário cultural.
Os palestrantes também discutirão as adaptações dessas histórias para as telas e quais aspectos científicos poderiam ser explorados em filmes de super-heróis e de fantasia.
Participam o físico Otaviano Helene, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP), e a escritora Cláudia Fusco. A moderação será feita por Rogério Rosenfeld, vice-diretor do ICTP-SAIFR, professor do IFT-Unesp e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Física.
O evento será transmitido às 19 horas, no canal do ICTP-SAIFR no YouTube. A participação é gratuita.
O ICTP-SAIFR é um centro de pesquisas que recebe apoio da FAPESP e sede no Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Mais informações: http://outreach.ictp-saifr.org/dialogo/.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.