Ciência & Ambiente faz 15 anos
18 de março de 2005

Revista publicada pela Universidade Federal de Santa Maria dedica edição comemorativa a Albert Einstein e traz artigos de cientistas como Peter Galison, Michel Paty e Ildeu de Castro Moreira

Ciência & Ambiente faz 15 anos

18 de março de 2005

Agência FAPESP - A revista Ciência & Ambiente, editada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul, completa 15 anos de existência com uma edição dedicada ao mais importante cientista do século 20: Albert Einstein.

Organizado em associação com a Sociedade Brasileira de Física, a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Ministério da Ciência e Tecnologia, o 30º número da publicação se insere nas comemorações do centenário dos trabalhos revolucionários publicados por Einstein em 1905 e do Ano Mundial da Física, instituído pela Organização das Nações Unidas.

Além dos artigos que se ocupam da descrição de alguns dos resultados científicos mais relevantes de Einstein, como as duas teorias da relatividade (a especial e a geral) e as contribuições para a mecânica quântica, a revista apresenta facetas menos conhecidas do físico, como as incursões pela política e a importância que dava à divulgação científica.

A edição lembra também a visita que Einstein fez ao Brasil há exatos 80 anos e a longa amizade com o engenheiro suíço Michele Besso.

Participam da edição pesquisadores como Peter Galison, da Universidade de Harvard (EUA), Michel Paty, diretor do Centro Nacional de Pesquisa Científica (França), Aguinaldo Médici Severino (UFSM), Luiz Davidovich e Ildeu de Castro Moreira, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vendas e mais informações: ambiente@ccne.ufsm.br e www.ufsm.br/cienciaeambiente