Workshop será na Cidade Universitária, em São Paulo, reunindo especialistas de diversas áreas do conhecimento
Workshop será na Cidade Universitária, em São Paulo, reunindo especialistas de diversas áreas do conhecimento
Agência FAPESP – O workshop “Cidades Inteligentes: Como São Paulo Pode se Tornar uma Delas?” será realizado no dia 6 de dezembro de 2016 na Antiga Sala do Conselho Universitário da USP, em São Paulo.
Segundo os organizadores do evento, cidades inteligentes é um termo que se refere ao uso de tecnologia da informação – em particular internet das coisas, big data, computação móvel e computação em nuvem – para processar informações no meio urbano.
O evento reunirá especialistas de diversas áreas do conhecimento, incluindo saúde, clima, biologia, transportes, mobilidade, urbanismo, ciências sociais e economia, os quais trarão reflexões sobre os problemas da cidade do ponto de vista das cidades inteligentes.
Serão realizados painéis com os temas “Governo e Ciência: Big Data a Serviço da Cidade”, “Ciência, Planejamento e Mobilidade Urbana” e “Saúde e Meio Ambiente Inteligentes nas Cidades”.
Hamilton Varela (IEA e Pró-Reitoria de Pesquisa, USP), Fabio Kon (IME- USP e INCT Internet do Futuro para Cidades Inteligentes), Marcos Buckeridge (IEA-USP Cidades Globais/Aciesp), João Eduardo Ferreira (STI/USP), Roberto Marcondes (FAPESP), Eduardo Haddad (FEA/USP), Nabil Bonduki (FAU-USP) e Paulo Saldiva (IEA-USP) são alguns dos especialistas confirmados.
O evento integra a série Strategic Workshops da Pró-Reitoria de Pesquisa, que busca articular os pesquisadores em torno de temas transdisciplinares que contemplem a USP como um todo.
A Antiga Sala do Conselho Universitário fica na Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo.
Mais informações: www.iea.usp.br/eventos/cidades-inteligentes.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.