Palestra de Carlos Menck (USP), na Estação Ciência, abordará o xeroderma pigmentoso, doença rara que impede a exposição da pele ao sol
Palestra de Carlos Menck (USP), na Estação Ciência, abordará o xeroderma pigmentoso, doença rara que impede a exposição da pele ao sol
Agência FAPESP – No dia 17 de setembro, a partir das 15h, Carlos Menck, professor do Departamento de Microbiologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), ministrará a palestra “Vivendo no escuro: a triste história das crianças da Lua”, promovida pela Estação Ciência – Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.
A palestra integra o Ciclo Neuro-Ciência, Arte e Filosofia, que visa divulgar estudos e temas científicos à população geral.
Durante o encontro, o professor abordará o xeroderma pigmentoso, doença genética rara caracterizada pela alta suscetibilidade a câncer de pele e extrema sensibilidade à luz solar.
As células do paciente com xeroderma pigmentoso são incapazes de curar lesões provocadas pela luz ultravioleta, o que torna frequente o aparecimento de câncer.
Menck é graduado em ciências biológicas e doutor em bioquímica (ambos pela USP). Tem experiência na área de genética, com ênfase em genética molecular e de microrganismos.
Menck atua principalmente em temas como reparo de DNA, mutagênese e transferência gênica com vetores virais.
O evento é gratuito e ocorrerá no auditório da Estação Ciência. Não é necessária inscrição prévia.
Mais informações: eventos@eciencia.usp.br ou (11) 3871-6750.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.