Ciclo ILP-FAPESP: Genômica no Dia a Dia
29 de abril de 2025

Evento será no auditório da Alesp, com transmissão pelo YouTube; inscrições gratuitas

Ciclo ILP-FAPESP: Genômica no Dia a Dia

Evento será no auditório da Alesp, com transmissão pelo YouTube; inscrições gratuitas

29 de abril de 2025

 

Agência FAPESP – A segunda edição do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação de 2025, que será realizada em 7 de maio, das 14h às 16h30, tem como objetivo mostrar como a genômica impacta cada vez mais a vida das pessoas. Durante o debate, serão apresentadas pesquisas que ajudam a desvendar o segredo do envelhecimento saudável, oferecer terapias precisas e customizadas para o tratamento de doenças, auxiliar no combate a pragas e patógenos que ameaçam a agricultura e a desenvolver plantas mais adaptadas às condições climáticas.

As contribuições para o setor de saúde serão trazidas por quatro cientistas. Mayana Zatz, do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL) da Universidade de São Paulo (USP), apresentará os resultados da pesquisa que incluiu o sequenciamento do genoma de pessoas saudáveis com mais de 100 anos. Marcos Tadeu dos Santos, fundador e CEO da Onkos, startup apoiada pelo PIPE-FAPESP, falará sobre o impacto do teste para diagnóstico e prognóstico de tumores de tireoide.

Iscia Cendes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), trará os avanços decorrentes do desenvolvimento da The Brazilian Initiative on Precision Medicine (BIPMed), plataforma que promove o compartilhamento responsável de dados genômicos e clínicos, auxiliando médicos e cientistas com informações sobre vários aspectos da medicina genômica e da saúde humana. Leandro Colli, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e coordenador do programa Genoma SUS, apresentará o projeto Genoma SP e lançará uma chamada da FAPESP que visa sequenciar 15 mil genomas.

Os avanços da pesquisa genômica na área da agricultura serão apresentados pelo diretor científico da FAPESP, Marcio de Castro https://fapesp.br/16080, e detalhados por dois grupos de pesquisa. Sabrina Chabregas, do Centro de Tecnologia Canavieira, mostrará os impactos dos estudos no setor sucroalcooleiro. Antonio Juliano Ayres e Nelson Wulff, do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), farão um diagnóstico da citricultura com o avanço do greening e falarão sobre como a genômica poderá ser um aliado indispensável no combate à doença.

O evento será presencial, mas poderá ser acompanhado pelos canais da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e do Instituto do Legislativo Paulista (ILP) no YouTube.

Os interessados podem se inscrever pelo site do ILP.

O evento será no Auditório Franco Montoro da Alesp (entrada pelo Hall Monumental), av. Pedro Álvares Cabral, 201, Moema – São Paulo (SP).
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.