Segunda mesa de discussões do ciclo promovido pela Câmara dos Deputados ocorrerá na Unicamp e terá Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, entre os participantes
Segunda mesa de discussões do ciclo promovido pela Câmara dos Deputados ocorrerá na Unicamp e terá Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, entre os participantes
Agência FAPESP – Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, será um dos participantes convidados da segunda mesa de discussões do ciclo de debates “A legislação de patentes e o futuro da inovação tecnológica no Brasil”, promovido pelo Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados.
Sob o tema “O Olhar dos Produtores de Pesquisa e Desenvolvimento”, o encontro terá o físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), como moderador.
Além de Brito Cruz, a mesa será composta por Ado Jório, diretor da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), João Fernando Gomes de Oliveira, diretor presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Luiz Pinguelli Rosa, diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Maria Aparecida de Souza, diretora técnica de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da Universidade de São Paulo, e Pedro Carvalho, gerente de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da Unicamp.
Aberto ao público geral, o objetivo do debate é analisar as causas relacionadas ao baixo índice de conversão da pesquisa em propriedade intelectual, assim como discutir meios para reduzir o tempo de tramitação de processos para a concessão de patentes, mecanismos que estimulem a indústria nacional a aproveitar melhor o conhecimento gerado nas universidades e centros de pesquisa e desenvolvimento.
O debate agregará também discussões sobre a proteção à produção intelectual em setores como a biotecnologia, cujos ativos científicos, segundo a Câmara, são livremente apropriados pelo mercado.
O ciclo, iniciado em 17 de agosto deste ano em Brasília, é composto por quatro mesas de discussões, sendo as duas próximas a serem realizadas nos dias 27 de outubro, no Rio de Janeiro, e 7 de novembro, em São Paulo.
No primeiro encontro, o objetivo foi analisar o descompasso entre a produção de conhecimento no Brasil e a quantidade de patentes depositadas (673 entre 1990 e 2007).
A mesa “O Olhar dos Produtores de Pesquisa e Desenvolvimento” ocorrerá a partir das 14h30, no Auditório da Diretoria Geral de Administração (DGA) da Unicamp, localizado na Praça das Bandeiras, n°45, Quadra 2, Prédio 1, Cidade Universitária, Campinas (SP).
Mais informações e inscrições: www2.camara.gov.br/a-camara/altosestudos/temas/inovacao-propriedade-intelectual-e-patentes/apresentacao-do-ciclo-de-debates
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.