Ciclo de debates do Observatório da Inovação IEA USP
30 de agosto de 2023

Evento remoto será dedicado ao projeto do Telescópio Gigante de Magalhães. Transmissão terá início às 19h

Ciclo de debates do Observatório da Inovação IEA USP

Evento remoto será dedicado ao projeto do Telescópio Gigante de Magalhães. Transmissão terá início às 19h

30 de agosto de 2023

 

Agência FAPESP – O Núcleo Jurídico do Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) promove hoje (30/08), de forma remota, o “Ciclo de debates do Observatório da Inovação IEA USP: Projeto Telescópio Gigante de Magalhães (GMT)”.

O evento abordará aspectos técnicos, científicos, jurídicos e de governança do GMT. O telescópio usará sete dos maiores espelhos ópticos já feitos para formar um único telescópio de 25,4 metros de diâmetro. O material está sendo produzido na Universidade de Arizona (Estados Unidos). O observatório GMT permitirá aos astrônomos sondar a formação de estrelas e galáxias logo após o Big Bang, medir as massas dos buracos negros, descobrir e caracterizar os planetas ao redor de outras estrelas.

Durante o evento, será lançado o quarto episódio do podcast Da bancada à prateleira, que traz um bate-papo sobre ciência, tecnologia e inovação de forma descomplicada. O episódio será dedicado ao GMT.

O encontro será apresentado por Jose Octavio Armani Paschoal, gestor do Projeto GMT FAPESP, sediado no IEA-USP, e Rafael Alves de Souza Ribeiro, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

O evento é aberto ao público e não requer inscrição. Será transmitido das 19h às 22h pelo Google Meet. É possível acessar também pelo telefone (31) 3958-9257, sendo necessário discar o PIN ‪538 673 039#.

Mais informações pelo e-mail nj.oic.ieausp@gmail.com.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.