Centro de Pesquisa para Inovação em Gás oferece três vagas de pós-doutorado | AGÊNCIA FAPESP

Centro de Pesquisa para Inovação em Gás oferece três vagas de pós-doutorado Duas oportunidades são para a área de catálise heterogênea e cinética química, em projeto que visa transformar CO2 em etanol. A terceira, em engenharia de serviço, está relacionada com a análise de gases de efeito estufa (foto: RCGI/divulgação)

Centro de Pesquisa para Inovação em Gás oferece três vagas de pós-doutorado

24 de setembro de 2021

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa para Inovação em Gás (RCGI) oferece três vagas de pós-doutorado com bolsas financiadas pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP). O valor é de R$ 7.373,10 mensais para cada pós-doutorando. As inscrições terminam em 30 de setembro de 2021.

O RCGI é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell na Escola Politécnica da USP.

Dois bolsistas participarão da área de catálise heterogênea e cinética química, no projeto 5 do programa Carbon Capture Utilization (CCU) do RCGI. Pretende-se implementar estratégias visando transformar CO2 em álcoois superiores, especialmente etanol. Esses álcoois serão posteriormente transformados em produtos químicos, como monômeros derivados do etanol. Os bolsistas vão atuar no Instituto de Química (IQ-USP).

Os candidatos devem ter doutorado em química ou engenharia química, com estudos na área de catálise heterogênea. É desejável experiência em: preparação de catalisadores metálicos; principais técnicas de caracterização (MET, DRX, XPS, XAFS e DRIFT-CO); operação de reator em fluxo, estudos cinéticos e mecanísticos; experiência em alta pressão e montagem de instalações catalíticas; e técnicas analíticas (CG, EM, FT-IR etc.).

A terceira vaga de pós-doutorado é na área de engenharia de serviço. Os principais objetivos do bolsista serão: montagem da infraestrutura de nuvem, definição de serviços e metadados para aplicação dos métodos de data Science e inteligência artificial; design do sistema inteligente de informação de serviços e algoritmos para análise de dados baseados em processos; desenvolvimento de sistema inteligente de serviços e experimentos de pré-processamento para análise de gases de efeito estufa (GEE); e implementação e teste do sistema de serviço.

Buscam-se candidatos com doutorado em ciência da computação, engenharia de computação, engenharia elétrica, mecatrônica ou mecânica que tenham interesse e habilidades no uso da nuvem, sistemas de dados e preferencialmente sistemas Web definidos pela W3C. Recomendável também noções de inteligência artificial.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: (rcgi.opportunities@usp.br).

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/4509; www.fapesp.br/oportunidades/4497 e www.fapesp.br/oportunidades/4507.

Para informações sobre as bolsas no site do RCGI, acesse: https://www.rcgi.poli.usp.br/opportunities/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados