Centro de Estudos da Metrópole mapeia a rede de ferrovias cargueiras no entorno de São Paulo | AGÊNCIA FAPESP

Centro de Estudos da Metrópole mapeia a rede de ferrovias cargueiras no entorno de São Paulo Base cartográfica digital georreferenciada abrange tanto as ferrovias usadas exclusivamente para transporte de cargas quanto as compartilhadas com trens metropolitanos (imagem: Daniel Waldvogel Thomé da Silva/CEM)

Centro de Estudos da Metrópole mapeia a rede de ferrovias cargueiras no entorno de São Paulo

07 de novembro de 2022

Agência FAPESP* – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) disponibilizou, de forma gratuita, uma base cartográfica digital georreferenciada atualizada das ferrovias exclusivamente cargueiras ou compartilhadas com trens metropolitanos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com sedes na Universidade de São Paulo (USP) e no Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Na base encontra-se o traçado cartográfico, em formato shape, das ferrovias exclusivamente cargueiras ou compartilhadas com trens metropolitanos dentro da RMSP. Foi elaborado sobre o arquivo CEM de logradouros, rodovias e outros, com traço singelo indicando o eixo ferroviário, e apoio de imagens de satélite.

Além de delimitar a extensão dos trechos em quilômetros, a base de dados distingue as concessionárias que operam cada trecho, quando a via tem compartilhamento de transporte de cargas e de pessoas, o ano em que a ferrovia entrou em operação e o município em que se situa o trecho ferroviário.

O material foi pesquisado e desenvolvido pela Equipe de Transferência do CEPID e pode ser acessado no site do CEM .

Para consultar a base de dados Ferrovias Cargueiras, basta ir na página “Download de Dados” no menu Transferência e Dados da homepage do site do CEM, e selecionar, no menu à esquerda, “Tipos” e “Temas”, e os itens “Cartográfico” e “Transporte e Mobilidade”, respectivamente. Clicando em exibir mais, aparece o arquivo em formato ZIP contendo o arquivo cartográfico e o dicionário de dados.

* Com informações do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) – um CEPID apoiado pela FAPESP.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados