Centenário Simão Mathias
26 de agosto de 2008

Seminário para comemorar o centenário do químico Simão Mathias será realizado de 26 a 29 de agosto na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Centenário Simão Mathias

Seminário para comemorar o centenário do químico Simão Mathias será realizado de 26 a 29 de agosto na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

26 de agosto de 2008

 

Agência FAPESP – “Documentos, métodos e identidade da história da ciência” é o tema do seminário comemorativo aos 100 anos de nascimento do patrono do Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Mathias foi o primeiro a defender doutorado acadêmico no Brasil, em química pela Universidade de São Paulo (USP), em 1942. Pioneiro no ensino da química, construiu o primeiro laboratório de físico-química no país.

Fundador da Sociedade Brasileira de História da Ciência e idealizador da Sociedade Brasileira de Química, morreu em 1981, na véspera de completar 83 anos.

O encontro será realizado de 26 a 29 de agosto no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/Campus Marquês da PUC-SP, com sessões na sede da Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência e na Casa das Rosas. No dia 26 será realizada a abertura às 18h. No dia seguinte, serão iniciadas as sessões de trabalho.

Participarão especialistas em documentação e pesquisadores de centros no Brasil e no exterior.

Entre os participantes das sessões estão confirmados Pyio Rattansi (University College London, Inglaterra), Frank James (Royal Institution, Inglaterra), Patrícia Aceves (Universidade Autônoma Metropolitana, do México), Stephen Weldon (Universidade de Oklahoma, Estados Unidos), Ana Luísa Janeira (Universidade de Lisboa) e Georges Métailié (Centro Alexandre Koyré, França).

Mais informações: www.rc.unesp.br/cibiodin2008 ou (11) 3211-0511.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.